Como consultar meu processo trabalhista? Veja o passo a passo

Consultar o seu processo trabalhista é muito importante para acompanhar o desenvolvimento da ação e tomar as medidas necessárias. O processo pode ser consultado pelo site do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de 3 formas:

  • Através do CPF ou CNPJ do Empregador;
  • Pelo número do Processo;
  • Com o nome completo do responsável (advogado) pela ação.

Lembre-se que a consulta pela internet é gratuita e simples, confira as formas de pesquisa e o passo a passo para cada uma delas.

Como consultar processo trabalhista pela internet?

Os processos trabalhistas podem ser consultados de graça pela internet no site do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da sua região ou pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). O acesso aos detalhes podem ser feitos das seguintes maneiras:

Consultar processo trabalhista pelo CPF ou CNPJ (Empregador)

A consulta pelo CPF ou CNPJ é possível apenas para ações já julgadas ou acordos não cumpridos. No caso de descumprimento dos valores acordados, a pessoa ou empresa irá para o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. 

Esta opção de consulta não é recomendada para os reclamantes e sim para as empresas.

Caso você se encaixa nessa opção, confira como prosseguir:

Para consultar seu processo trabalhista pelo CPF, primeiro acesse https://www.tst.jus.br/certidao e clique em emitir certidão.

Após isso, informe o seu CPF ou CNPJ, repita os caracteres designados e clique em emitir certidão.

Depois disso, você receberá um arquivo PDF com a certidão. Esse arquivo poderá vir de duas formas: Certidão positiva de débitos trabalhistas, indicando que há pendências ou certidão negativa de créditos trabalhistas, quando não há pendências.

Importante lembrar que a certidão negativa não representa um processo trabalhista em seu nome, mas mostra o seu status “sem ações trabalhistas pendentes” no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. 

Consultar processo trabalhista pelo número do processo

Esse tipo de consulta pode ser feito tanto pelo reclamante do processo quanto pelas reclamadas, ou seja, pessoas e empresas que entraram ou sofreram com o processo trabalhista. 

Para o acesso, você precisa do número do seu processo e deve acessar o site do Tribunal de sua região ou vara onde o processo acontece. 

Na maioria dos casos, basta acessar o site, preencher os campos de “Consulta processual” com os dados de sua ação e, em seguida, clicar em “Consultar”. 

Confira os principais sites do Tribunal Regional do Trabalho:

Consultar processo trabalhista com o nome completo do advogado ou empregador

Outra forma de consultar o processo trabalhista é através do nome completo. Para isso, siga alguns passos simples:

  1. Acesse o site do Tribunal Superior do Trabalho
  2. Logo você verá algumas opções para consulta, mas como deseja acessar através do nome, escolha uma das duas últimas opções disponíveis; 
  3. Preencha com o nome do empregador envolvido ou com o nome do advogado;
  4. Em seguida, clique em “Consultar” e confira os dados apresentados

Categorias dos Processos Trabalhistas

Os processos trabalhistas podem ser divididos em dois grandes grupos: os dissídios individuais e os dissídios coletivos. É importante que saiba como funcionam esses grupos para que você identifique a qual a sua ação pertence. 

Dissídios Individuais

Dissídios individuais são conflitos que surgem entre um empregador e um funcionário, relacionados às condições e à aplicação dos contratos de trabalho. 

Esses conflitos podem ser resolvidos através de mediação, arbitragem ou ação judicial e são caracterizados especialmente pela discordância envolvendo apenas um empregador e um trabalhador. 

Dissídios Coletivos

Dissídios coletivos são conflitos trabalhistas que envolvem um grupo de empregados e uma ou mais empresas. Essas pendências podem ser resolvidas por meio de mediação ou arbitragem. 

De acordo com o artigo 857 da CLT, é prerrogativa das associações sindicais instaurar uma instância de dissídio coletivo. Ou seja, são os sindicatos que recomendam um dissídio.

É possível vender o processo trabalhista?

Sim,é possível vender processo trabalhista e essa prática resguardada por lei. A cessão de créditos trabalhistas é comum e útil para quem não deseja esperar anos para receber o dinheiro da ação.

Você pode efetuar essa venda para empresas de compra de crédito trabalhista, como a Trabalhista Cred. Basta acessar o site, simular sua venda e aguardar um de nossos especialistas retornar com mais detalhes. 

Para saber mais sobre a cessão de créditos trabalhistas, confira nossas dúvidas.

Quanto tempo demora para receber o dinheiro no processo trabalhista?

Confira nosso artigo que responde essa pergunta.

Com a Trabalhista Cred, você pode receber o valor do seu processo trabalhista em até 24 horas após a assinatura do contrato.

Isso com um valor justo e acordado pelas duas partes durante a venda. Lembre-se de fazer sua operação de cessão de créditos trabalhistas com uma empresa segura, clara e com advogados especializados. Conheça mais sobre a Trabalhista Cred e venda o seu processo!

Banner 1 trabalhistacred teste botão