A venda de um processo trabalhista oferece uma solução prática e legal para os trabalhadores que desejam receber sua indenização de forma antecipada, proporcionando benefícios tanto para eles quanto para as empresas especializadas nesse tipo de transação.
A cessão de crédito é completamente legal, amparada e regulamentada pelo Código Civil Brasileiro, mais especificamente pelo Artigo 286.
Como funciona a cessão de créditos trabalhistas passo a passo?
Um trabalhador que recebeu uma decisão favorável à justiça do trabalho pode vender um processo trabalhista para receber o valor de sua indenização antes do término do processo. O trabalhador tem a opção de vender seu crédito judicial trabalhista por uma empresa especializada, em vez de aguardar meses para uma decisão judicial completa. Ele recebe imediatamente um valor à vista correspondente a uma participação da participação total a que tem direito durante este processo.
Os artigos 286 e 287 do código civil governam esse processo. “Se não se opuser à natureza da obrigação, à lei ou a convenção com o devedor, o credor pode ceder o seu crédito; a cláusula proibitiva de cessão não pode ser contrária ao cessionário.
A cessão de créditos trabalhistas pode ser feita por meio de um contrato de cessão entre o cedente (trabalhador e credor), e o interveniente anuente, no qual o primeiro transfere seus direitos ao segundo.
Essa transação é benéfica tanto para o trabalhador quanto para a empresa que compra o processo. O trabalhador recebe o valor necessário de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de prolongar o processo judicial.
Por outro lado, a empresa que adquire o processo assume o risco associado ao tempo e aos recursos necessários para a resolução completa do caso, em troca de uma porcentagem do valor total da indenização..
Quem compra os créditos trabalhistas?
Os créditos trabalhistas são comprados por empresas especializadas ou terceiros que investem nesse ramo. Entretanto, para uma maior segurança no processo, prefira a empresa que atua com clareza, ética, rapidez e eficiência.
Com a Trabalhista Cred, a venda do seu crédito é feita com total transparência e todas as partes são mantidas informadas a cada passo.
Nossa equipe jurídica e contábil realizará uma análise criteriosa do seu processo e dos cálculos atualizados.
Após análise, nosso comercial entrará em contato com uma proposta que atenda suas expectativas e seu dinheiro entrará na sua conta em até 24h da assinatura do contrato.
Na Trabalhista Cred, garantimos a reserva da integralidade dos honorários contratuais do advogado, reconhecendo e valorizando sua atuação essencial e oferecendo a oportunidade para continuar no processo até o encerramento.
Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência positiva e benéfica para todos os envolvidos.
Depois de vender meu crédito trabalhista, ainda precisarei acompanhar o processo?
Depois de vender o crédito trabalhista, não é necessário acompanhar o processo. Com o contrato de cessão de crédito assinado, caso ocorra algum desfecho desfavorável em seu processo que resulte em não pagamento ou outras situações prejudiciais, você estará protegido.
O contrato de cessão comprova que você não tem mais obrigações relacionadas à ação trabalhista.
Todos os riscos, burocracias e a espera pelo recebimento passam a ser responsabilidade da Trabalhista Cred.
“O que acontece após a venda do meu crédito trabalhista?“, acesse nosso conteúdo.